[ Home Page ] Treinamento

 

Foro de Discusión

Proyecto

"LSS GLobal"


Descrição da Atualização

Download Instalação completo

Download Atualização (para usuários versão 5.1) .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.: English          .: Français      .: Español

 Programa de Capacitação

Curso de SMS (Software de Gerência de Suprimentos)

Curso MISE (Gerência Integral de Suprimentos de Emergência)

Perfis dos participantes


Programa de Capacitação

Para quem está dirigida a capacitação sobre o uso do sistema?

Ao pessoal dos organismos nacionais governamentais responsáveis pela coordenação das emergências nos países, assim como as organizações públicas, privadas, não governamentais e outras que participem ou tenham algum vínculo com os diferentes aspectos de tais emergências. Também estão incluídos membros da comunidade internacional como, por exemplo, agências das Nações Unidas e agências bilaterais. 

É importante levar em conta, no possível, as seguintes instituições: 

·         Defesa Civil/Comissões ou Comitês Nacionais de Emergência

·         Ministério/Secretária da Saúde

·         Segurança Social

·         Segurança Militar/Policial

·         Sociedade Cruz Vermelha

·         Serviços de Alfândegas

·         Relações Exteriores

·         Autoridades estatais e locais

·         ONGs de grande presença (como CARE, Visão Mundial, CARITAS etc.)

·         Agências das Nações Unidas como, por exemplo, PNUD, PMA

Os participantes dos cursos serão selecionados pela instituição nacional que organiza o evento. A seleção é um fator muito importante para o êxito do curso, já que uma boa seleção de pessoas garante um bom nível de gente capacitada e garante que estas mesmas pessoas estejam disponíveis e comprometidas no momento de uma emergência. 

Os participantes dos dois cursos não precisam ser necessariamente os mesmos. O curso da SMS é para aqueles funcionários que vão operar os computadores no momento do desastre. Por isso, é importante que participem os chefes/encarregados pelos cálculos das diferentes instituições participantes assim como encarregados de depósitos/armazéns. Para o curso MISE são requeridas aquelas pessoas que tomam decisões logísticas em operações, que sejam administradoras do desastre e chefes de armazéns ou depósitos, pessoas que tenham responsabilidades gerenciais na gerência logística da organização.

Em ambos os casos, os participantes devem ter algum tipo de experiência com o tema. 

Quanto tempo dura a capacitação e é para quantos participantes?

O curso sobre o uso do software (SMS) dura dois dias e o curso de Gerência Integral de Provisões (MISE) dura três dias, incluindo uma visita ao campo de um armazém de provisões. A combinação dos dois cursos combinados seria de cinco dias. 

O grupo total de participantes não deve ser mais de 35 pessoas, por razões didáticas e também por razões logísticas (disponibilidade de computadores). Os grupos em geral entre 25 a 35 pessoas. 

O que é necessário para receber a capacitação?

A promoção e coordenação de SUMA podem ser realizadas mediante o interesse dos organismos dos países relacionados com o tema, tais como os Ministérios de Saúde, Comitês de Emergência, a Cruz Vermelha etc. Qualquer instituição interessada em receber apoio na capacitação deve contatar, em primeiro lugar, o escritório encarregado de administração de desastres do Ministério da Saúde e também coma representação da OPS/OMS de seu país. O projeto tem interesse especial na participação das organizações não governamentais.  

Quais materiais são necessários?

  1. Computadores

A instituição coordenadora nacional em parceria com as diferentes instituições participantes, poderiam prover os computadores, uma para cada dois participantes, no máximo três, comas seguintes características:

  • Processador Pentium

  • 15 MB de memória RAM mínimo

  • 40 MB livres no disco duro

  • CD ROM (recomendado)

  • Unidade de disquete de 3.5 inch, de alta densidade

  • Monitor monocromático ou colorido VGA ou superior

  • Windows 3.x, 95 ou superior

 Além disso, duas impressoras laser com papel. 

  1. Sala de Aula

É importante designar um lugar que permita a realização das aulas e dos trabalhos em grupo como, por exemplo, um grande salão. Ali, serão instalados dez grupos de trabalho. Tem que haver facilidades para escurecer o salão, boa ventilação e iluminação e com tomadas e extensões suficientes. Não são permitidos gastos em aluguel de salas. 

  1. Quadro negro e de papel

  2. Extensões elétricas

  3. Projetos de acetado ou preferencialmente um multimídia (data show, vídeo, canhão de luz etc.)

  4. Matérias de treinamento

Como os manuais de instrução, disquetes, CDs, práticas e outros materiais audiovisuais, os quais seriam aportados por SUMS. Usualmente são enviadas cópias eletrônicas do manual e das práticas para que sejam reproduzidas localmente. 

  1. Instrutores. Os instrutores serão selecionados por FUNDESUMA

  2. Certificados de participação ( opcional)

Dependendo dos costumes locais, se recomenda o seguinte: 

a)     Não adquirir pastas, portfólios, canetas, lápis, materiais de escritório, cadernos, blocos, objetos comemorativos do evento ou qualquer objeto relacionado.

b)     Não são cobertas passagens e viagens nacionais. Estes gastos devem ser de responsabilidade das organizações participantes.


Perfis dos participantes de
Cursos de SUMA
 

Os participantes dos cursos SUMA são selecionados pela entidade que organiza o evento. É importante levar em conta, dentro do possível, as instituições segundo mencionado na seção:  Programa de Capacitação

É importante assegurar uma distribuição representativa de participantes entre as diferentes instituições. Isso, depende do objetivo do curso: se é um curso de nível operativo sobre o software de SUMA ou um curso de nível político/gerencial sobre as ferramentas SUMA para ajuda humanitária internacional. 

Os participantes devem ter os seguintes requisitos: 

1.      Especialidade profissional: médico, enfermeiros, farmacêuticos, encarregados de armazéns, funcionário logístico.

2.      Experiência com computadores e os programas mais comuns. Não se trata unicamente de ter experiência no uso de pacotes comerciais, como o “Office”, por exemplo, mas também no uso e instalação comum de computadores, impressoras, UPS etc.

Por exemplo, os participantes devem saber como conectar uma impressora no computador, trocar cartuchos de tinta, resolver problemas básicos de impressão, instalar programas nos computadores, instalar drivers de diferentes impressoras, saber copiar e juntar arquivos no “Explores” entre disquetes e discos duros. É muito importante a participação de chefes/encarregados em computação das diferentes instituições. 

3.      Experiência na gerência de provisões. Os participantes devem ter um conhecimento de logística e de provisões, que possa permitir compreender as categorias e subcategorias dos itens de maneira adequada, com o fim de ingressar a informação de maneira correta,além disso, deve saber valorar a utilidade dos itens que deverão ser ingressados.

4.      Os participantes devem estar comprometidos de maneira séria, em dedicar seu tempo no caso de uma emergência, à atividade de gerência de provisões. No momento de um desastre estas pessoas devem estar disponíveis para a gerência de provisões e para trabalhar com SUMA. Da mesma forma, a instituição no momento de fazer a seleção, deve estar segura que os participantes são pessoas que no momento do desastre estarão disponíveis. Desta maneira devem ser evitadas pessoas que, pela índole de sua função, estarão dedicadas a outras tarefas no caso de um desastre como busca e resgate, por exemplo. 

5.      Os participantes deverão estar comprometidos a tentar instalar o Módulo de Armazém em sua instituição como uma maneira de continuar a capacitação, o que é importante para estar preparado para uma emergência em qualquer momento. 

E mais, aproveitar uma ferramenta útil na administração de provisões em tempos normais no(s) depósito(s) ou armazém(s) de sua instituição (gerência de armazéns, seguindo o inventário). E mesmo assim, deverão estar cientes de deverão realizar atividades de seqüência da metodologia SUMA, como assistir cursos de atualização ou, se for necessário, formar parte da equipe nacional de SUMA
 

  | A respeito do SUMA | Manuais & Software | Perguntas Freqüentes |

 Novidades | Treinamento | Boletim SUMA | Outros Sites | Contatar SUMA
|

Galería de Fotografías Cursos de Capacitación.


Galería de Fotografías de Emergencias


Galería de Fotografías General de SUMA


Para ver actualmente las operaciones en las cuales se esta utilizando el software de SUMA Ver 5.2a

[Click aquí]


 

 

Organização Pan-Americana de Saúde OPS/OMS.Copyright  1998-2005. - Todos os direitos reservados